21/01/2021 às 03:03

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS PARA RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES

7min de leitura

Quando vamos em um restaurante, e olhamos o cardápio, somos mais propensos a pedir pratos que são identificados com fotos. E preferencialmente fotos boas (pois fotos ruins o efeito é o contrário, não pedimos). Parece falar o óbvio, mas esse ainda é um erro que vemos em muitos estabelecimentos.

E essa situação passamos constantemente: vamos a um restaurante, olhamos o cardápio, apenas com textos (sem fotos), e na chegada do prato a mesa vem a surpresa. Pode ser boa ou ruim. Essa sensação de ‘surpresa’ é algo que as pessoas não gostam de passar. E quer saber? Muitas delas pedem os pratos triviais justamente por não querer arriscar pedir um prato que ele não tem ideia de como virá. Fico imaginando o quanto que esses restaurantes perdem a chance de vender novamente para esses clientes, e vender pratos que inclusive tem uma rentabilidade melhor.

Somos estimulados pelos nossos SENTIDOS: visão, olfato e paladar são os principais sentidos aguçados quanto degustamos uma refeição.

Não é apenas o equipamento que é utilizado para fotografar, mas uma série de fatores que contribuem para o resultado final, que incluem também produção de alimentos (food styling). Cada elemento foi posicionado de forma pensada.

Quando olhamos a imagem, temos muito mais informações e que nosso cérebro irá subjetivamente aprovar como algo que nos agrade.

• tem cores mais vivas (entendemos que isso é algo bom, saboroso, fresco);• a carne tem uma aparência de suculenta e que acabou de sair da chapa quente;• as batatas parece bem assadas e com uma aparente crocância da casca;• os acompanhamentos na frente dão uma boa noção da quantidade.

Da mesma forma que quando temos um problema no coração procuramos um cardiologista e não um clínico geral, em fotografia de alimentos podemos dizer que o mesmo também é verdade.

Fotografar alimentos é conseguir registrar em uma imagem bidimensional todo o volume do alimento, as suas texturas, o aroma, o sabor, mostrar seus principais ingredientes e as sensações que iremos ter ao degustar esse prato.

Veja alguns exemplos para entender melhor essas Sensações que podemos transmitir em alimentos:

• Crocante (torrada)• Suculento (filé mignon)• Aerado (bolo)• Fresco (saladas)• Bebida Quente (café)• Bebida temperatura ambiente (vinho)• Bebida Gelada (caipirinha)• Congelado (sorvete)

E para isso usamos várias técnicas, desde forma de apresentação, iluminação, preparação do prato (food styling) e tratamento de imagem.

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS: REDES DE FRANQUIAS

Um segmento semelhante ao de Restaurantes e Bares, porém fotos para Redes de Franquias é um pouco diferente.Essas Redes de Franquias precisam de trabalhos mais primorosos e que muitas vezes se diferenciem de Restaurantes. Geralmente com verbas maiores de investimento, é exigido um trabalho com mais detalhes e acabamentos. Em alguns casos a forma de contratação do fotógrafo pode ser por diária de fotografia, ou então por imagem finalizada.Para as franquias, geralmente as fotos serão utilizadas nos mais variados formatos e mídias, então na maioria das vezes eles são fotografados em fundo branco.

No quesito de Investimento, as Redes de Franquias levam um pouco de vantagem sobre Restaurantes, pois o seu investimento necessário na produção das fotos, será amplamente utilizado por todas os franqueados, o que acaba tornando um investimento pequeno perto do resultado que ele irá gerar para a marca e seus franqueados.Mas a grande maioria das Redes de Franquias não nascem grandes, muitas delas começam pequenas, e aos poucos vão atraindo mais investidores e interessados em abrir franquias.

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS PARA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

A Indústria Alimentícia demanda constantemente de imagens de grande apelo visual, pois esse é o seu principal fator de convencimento no momento da compra pelos seus consumidores. Em uma gôndola de supermercado por exemplo, são milhares de produtos e marcas diferentes, disputado a atenção do consumidor. Quem convencer melhor, vai para o carrinho de compras.

Diferente de um trabalho realizado para restaurantes, onde geralmente o trabalho é cobrado por DIÁRIA de fotos, para a indústria alimentícia geralmente o trabalho é cobrado POR FOTO.Claro, pois difere completamente a forma de trabalho. Há um planejamento muito maior, uma atenção extra aos detalhes da produção, e um trabalho de tratamento e manipulação de imagens muito maiores. É muito comum também o processo de manipulação de imagens consumir muito mais horas de trabalho do que a produção da fotografia.

PRODUÇÃO

É muito comum uma imagem apenas levar 1 dia inteiro para a produção. Ou em alguns casos onde depende de uma aprovação de várias pessoas, é comum que uma produção fique exposta por 2 ou 3 dias, seguindo com alguns ajustes até que se chegue no resultado esperado.Uma produção de fotos em um restaurante por exemplo, é feita no próprio local. Já uma foto para a Indústria em 99% das vezes é produzida em estúdio, justamente por essa complexidade.

MANIPULAÇÃO DE IMAGEM

Em muitos casos, a imagem é construída por PARTES, por vários motivos, dependendo do tipo do projeto. Mas a grande vantagem de se trabalhar com uma imagem que será “construída” na pós-produção é a opção de adequar o seu FORMATO as dimensões e layout da embalagem final. Em alguns momentos uma mesma imagem tem aplicação VERTICAL e HORIZONTAL, e dessa forma facilita muito.

QUANTO CUSTA UMA FOTO DE CULINÁRIA PROFISSIONAL?

A resposta não é tão simples.Por isso não existe um valor “padrão”.

Iniciando o diálogo no telefone, vou colhendo mais informações, e buscando entender a necessidade da pessoa/empresa interessada. E aí temos algumas variáveis, como PRAZO, LOCALIZAÇÃO DO CLIENTE, ONDE SERÃO USADAS e é claro ORÇAMENTO. Junta tudo isso, e temos um orçamento.

Na fotografia de Alimentos, hoje trabalhamos resumidamente com 4 perfis de clientes:

• Indústria de Alimentos• Pequenas empresas de alimentos prontos/congelados• Redes de Franquias• Restaurantes e Bares• E-COMMERCE

De cima pra baixo, temos os maiores clientes e os menores clientes.Por ordem, temos então clientes com MAIORES e MENORES verbas, simples assim. Significa também que por ordem, são trabalhos MAIS complexos e MENOS complexos. Não se trata apenas de verba, mas de COMPLEXIDADE DO PROJETO e RESPONSABILIDADE.

FOTOGRAFIA DE CULINÁRIA PARA CARDÁPIOS, CATÁLOGOS E INTERNET

Todo dia presenciamos alguma imagem ilustrativa de alimentos, quando não são desenhadas, são fotografadas. Geralmente utilizadas por peças publicitárias, essas imagens precisam ser tiradas com todo o cuidado a fim de obter o ângulo ideal para serem divulgadas. Imagens de chocolates, nuggets, sucos, carnes assadas e outros tantos alimentos sabem sair bem em uma foto.

Para isso, torna-se necessário a escolha de um profissional que vai realizar o trabalho com a garantia e a genialidade para atender à demanda de cada cliente. Nós atuamos com total transparência e excelência em nossos registros.

O fotógrafo de alimentos dispõe de sensibilidade para captar os detalhes essenciais para as peças publicitárias, em sua grande maioria. Além disso, o próprio know how do profissional já é uma garantia de um excelente trabalho. Contamos ainda com uma equipe de colaboradores que visa a perfeição dos serviços realizados.

A fotografia publicitária é a parte nobre da fotografia, todo o seu conhecimento de luz, cor, estética são colocados a prova! Um mix de artes e conceitos para encantar e fidelizar seu cliente. Estamos preparados para todos os desafios, uma larga experiência ótimos equipamentos e um estúdio preparado fazem a diferença na imagem final.

FOTOGRAFIA E TRATAMENTO DE IMAGEM PARA GASTRONOMIA | CULINÁRIA | ALIMENTOS

O nosso trabalho é produzir imagens para aumentar o apetite de seus clientes.

Para produção de fotografia de alimento é fundamental ter conhecimento sobre as técnicas de culinária e entender a forma como os mais variados alimentos se comportam, criando assim uma fotografia que transmita sensações agradáveis ao paladar.Desenvolvemos soluções em fotografia de alimentos totalmente adaptadas às necessidades de cada cliente para criar imagens de qualidade valorizando o seu produto, que podem ser utilizadas em assessoria de imprensa, livros, embalagens, revistas, anúncios, menu boards e cardápios.

Oferecemos um serviço completo desde o estudo do potencial fotográfico de cada tema, a produção de gastronomia, a fotografia e o tratamento digital. Faça fotografias conosco e tenha imagens para deixar os seus clientes com água na boca.

FOTOGRAFIA DE GASTRONOMIA

Uma boa fotografia de comida valoriza os alimentos, desperta o apetite e dá água na boca.

A verdadeira degustação começa com os olhos. Ver uma fotografia de gastronomia bem produzida é o primeiro passo para despertar o apetite e estimular os clientes a buscarem os sabores daquela imagem. Paladar e visão se complementam para que a experiência em gastronomia se torne única.

A Fotografia de Gastronomia é um assunto muito específico que exige do fotógrafo conhecimento de técnicas e truques tanto de fotografia e iluminação quanto de manipulação de alimentos também.

A comunicação de seu restaurante, buffet ou food truck terá muito mais sucesso, se com uma fotografia que valorize o produto. E esse é o objetivo do trabalho do fotógrafo de gastronomia: produzir fotografias de alimentos que dão água na boca e vontade de comer.

Uma fotografia de qualidade deixará seu cardápio muito mais atraente e bonito, além de ajudar a promoção do seu negócio em redes sociais, como Facebook e Instagram e no trabalho em parceria com sua assessoria de imprensa.

Solicite um Orçamento - Clique AQUI

21 Jan 2021

FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS PARA RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

breno marx fotodecomida FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS fotografia gastronomica

Quem viu também curtiu

07 de Jan de 2021

COMO A FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS PODE AJUDAR SEU NEGÓCIO ?

07 de Jan de 2021

COMO COBRIR ESPINHAS E MARCAS COM MAQUIAGEM ?

04 de Fev de 2021

Assaí, Nova Era, Veneza, Baratão da Carne, DB, Atack, Carrefour, Vitória e Atacadão notificados por abuso